quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Crônica

1 HIST. Compilação de fatos históricos apresentados segundo a ordem de sucessão no tempo (Originalmente a crônica limitava-se a relatos verídicos e nobres; entretanto, grandes escritores a partir do s.XIX passam a cultivá-la, refletindo, com astúcia e oportunismo, a vida social, a política, os costumes, o cotidiano etc. do seu tempo em livros, jornais e folhetins.)

4 p. ext. JOR. Coluna de periódicos, assinada, com notícias, comentários, algumas vezes críticos e polêmicos, em torno de atividades culturais (literatura, teatro cinema etc.), de política, economia, divulgação cientifica, desportos etc., atualmente tb. abrangendo um noticiário social e mundano. Cf. coluna.
4.1 Conjunto de matérias e estilo próprios de uma atividade ou tema (a C. literária) (a C. policial) (a C. esportiva) (a C. política).

5 M. COM. Noticiário a respeito de fatos atuais (para uma grande maioria, somente a televisão faz a crônica diária).
5.1 p. ext. Descrição dos principais acontecimentos de uma dada situação (o ataque terrorista resultou numa c. de tragédias).

6 LIT. Texto literário breve, em geral narrativo, de tema quase sempre pouco definido e motivos, na maior parte, extraídos do cotidiano imediato.

7 p. ext. LIT. Prosa ficcional, relato com personagens e circunstancias alentadas, evoluindo com o tempo; romance ( leu com enlevo a Crônica da casa assassinada).

8 p. ext. infrm. História ou conjunto de boatos, rumores, notícias a respeito de algo ou alguém em determinada região ou lugar (era cada vez pior a c. que nos chegava sobre o candidato).




HOUAISS, Antônio e VILLAR, Mauro Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p.877

Nenhum comentário: